sábado, 7 de setembro de 2013

Machado para jovens! Que orgulho dos meus alunos!!!


Tive um professor muito amado  que me disse: Professor , é aquele que professa verdades absolutas!
E eu.. ao longo dos anos aprendi: Professor é aquele que aprende absolutamente tudo com seus alunos. Sou uma aprendiz...
Meus alunos 6ºs anos.... Surpreendem-me a cada dia!
Sempre acreditei que  os alunos gostam de desafios. Por isso, quando no meu curso, fizeram a proposta de apresentar um texto de Machado de Assis, para os jovenzinhos do 6ºs anos, imediatamente  senti uma mistura de alegria e medo. Será que vou conseguir?! Como vou fazer isso?!
Bem, passado o momento de "angústia", fui procurar inspiração no meu bom e novo amigo " Google". Ah! estou esquecendo de dizer o nome do texto: Missa do galo. 
Olha, achei  muito  vídeos amadores legais sobre a Missa do Galo. Além disso, encontrei muitas ideias ....
Bem, organizei tudo e munida de  cópias do texto, PowerPoint, e vídeo... fui eu para o desafio!Contextualizei o século, falei dos costumes, do que é a Missa do Galo... e fomos para a leitura. As turmas ( 6 D e C) para quais estou apresentando.... por enquanto estão gostando. Ficaram meio indignados com a posição de submissão da Santa Conceição que aceita as traições do marido e ainda não entenderam porque o rapazinho achou MARAVILHOSO ver os chinelos e os braços! Mas eles estão lendo e analisando um texto de  MACHADO DE ASSIS...  Isso que importa! Vencemos o velho paradigma de  MACHADO de ASSIS era só no Ensino Médio.
Os: Queridos alunos , além de me deixarem orgulhosa , ri muito sobre a história do cavalo.  Viram como a língua é viva e se modifica com o tempo?
Milhões de beijos, meus leitores eruditos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário